Quem nós somos agora

O apóstolo João afirma: “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm [agora] a vida eterna” (1 João 5:13).

E o próprio Jesus garante: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a Minha palavra e crê nAquele que Me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5:24, ARA).

“O pecador pode dizer: ‘Sou pecador, e Ele morreu na cruz do Calvário para me salvar. Nem um momento mais preciso ficar sem me salvar [no original, remain unsaved: permanecer não salvo]. Ele morreu, e ressurgiu para minha justificação, e me salvará agora’” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 392).

“Não devemos duvidar de Sua misericórdia, e dizer: ‘Não sei se serei ou não salvo’. Pela fé viva devemos nos apegar à Sua promessa, porque Ele diz ‘Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve’” (Signs of the Times, 4 de abril de 1892).

“Cada um de vocês pode saber por si mesmo que tem um Salvador vivo, que Ele é seu ajudador e seu Deus. Você não precisa dizer: ‘Não sei se estou salvo’. Você crê em Cristo como seu Salvador pessoal? Se crê, então alegre-se” (General Conference Bulletin, 10 de abril de 1901).

Em Cristo” nós somos, agora mesmo, “mais que vencedores” (Romanos 8:37). Não somos derrotados; somos plenamente vencedores! E, no entanto, pecamos.

De acordo com a Bíblia, “em Cristo”, nós somos, agora mesmo:

• Santos

“Vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus” (1 Coríntios 6:11).

• Sem culpa

“Mas agora Ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dEle santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação” (Colossenses 1:22).

• Perfeitos 

“Também, nEle [Cristo], estais aperfeiçoados [completos, plenos]” (Colossenses 2:10, ARA).

“… para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus” (Colossenses 4:12, ARA).

• Sem pecado

“Todo aquele que nEle permanece não peca. Todo aquele que peca não o viu nem o conheceu” (1 João 3:6).

“Aquele que peca é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio” (1 João 3:8).

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; aquele que nasceu de Deus o protege, e o maligno não o atinge” (1 João 5:18).

Somos tudo isso porque somos totalmente perdoados! E, se somos perdoados, não há pecado aos olhos de Deus!

“Não devemos estar ansiosos acerca do que Cristo e Deus pensam de nós, mas do que Deus pensa de Cristo, nosso Substituto. Vocês são aceitos no Amado” (Mensagens Escolhidas, v. 2. p. 32).

“Somos perfeitos nEle, aceitos no Amado, unicamente se permanecemos nEle pela fé. Nunca podemos alcançar a perfeição por nossas próprias boas obras. A pessoa que vê a Jesus pela fé, rejeita sua própria justiça. Encara a si mesma como incompleta, seu arrependimento como insuficiente, sua mais forte fé como sendo apenas debilidade, seu mais custoso sacrifício como escasso, e se prostra com humildade aos pés da cruz. Mas uma voz lhe fala dos oráculos da Palavra de Deus. Com estupefação ela ouve a mensagem: ‘NEle você está aperfeiçoado’ (Colossenses 2:10). Agora tudo está em paz nessa pessoa. Não precisa mais esforçar-se para encontrar algum merecimento em si mesma, alguma ação meritória pela qual alcance o favor de Deus” (Fé e Obras, p. 97).

“Quando Ele vê homens erguendo os fardos, procurando carregá-los em humildade de espírito, desconfiando de si mesmos e apoiando-se nEle, Ele acrescenta ao trabalho deles a Sua perfeição e competência, e o trabalho é aceito pelo Pai. Somos aceitos no Amado. Os defeitos do pecador são cobertos pela perfeição e plenitude do Senhor justiça nossa” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 787).

Não é lá no futuro distante que nós poderemos nos considerar cristãos, salvos, vitoriosos, santos, sem culpa, perfeitos, sem pecado. Essa é uma realidade hoje, para todos os que creem em Cristo. Contudo, isso não é o fim. A vida cristã é um contínuo progresso. Nunca vamos desistir de continuar lutando, sempre odiaremos o pecado, sempre estaremos nos aproximando de Cristo. Nossa vida não será caracterizada pelo pecado, não faremos do pecado um estilo de vida, estaremos distantes do “pecado de rebelião” (na expressão do Antigo Testamento: “pecado de mão erguida”). Contudo, pecaremos.

A Bíblia não poderia ser mais clara: “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. […] Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. […] Escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 1:8, 10; 2:1).

Nada jamais poderá negar esse claro ensino da Bíblia. O cristão, de acordo com a Bíblia, obedece, sim, mas também peca. Eu obedeço, mas peco. Apesar disso, “em Cristo” somos aceitos e perfeitos aos olhos de Deus.

“Vocês são completos nEle”! (Colossenses 2:10).

Back to Top