É tudo sobre Ele

A primeira coisa que estava de trás para a frente parecia tão óbvio de percebermos que é até embaraçoso de admitir: falhei em compreender que a Bíblia é um livro sobre Deus. […] Talvez eu soubesse de fato que a Bíblia era um livro sobre Deus, mas não percebia que …

Espiritualidade bíblica e formação espiritual

(Declaração da Universidade Andrews) O ensino de “formação espiritual” em universidades e faculdades adventistas se tornou um assunto muito debatido nos últimos anos. Recentemente, o Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia e a Universidade Andrews têm estado sob vigilância por oferecer aulas de formação espiritual aos seus alunos. Com a …

22 livros adventistas para ler antes da volta de Jesus

Com a ajuda de alguns amigos, preparei estas sugestões de livros publicados em português que considero extremamente relevantes para adventistas (não só pastores). Obviamente, não pretendemos fazer algo definitivo. Nem todos poderão concordar, principalmente com os materiais que ficaram de fora. Mas, com esta lista, queremos incentivá-lo a pensar em …

Não há solução!

“E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por …

Cristão: adjetivo ou substantivo?

É perigoso rotular determinadas coisas de “cristãs”. A palavra cristão aparece pela primeira vez na Bíblia como substantivo [Atos 11:26; 26:28; 1 Pedro 4:16]. Os primeiros seguidores de Jesus foram chamados de cristãos porque haviam-se dedicado a viver da mesma maneira que o Messias, e que eles criam ser Jesus. …

Templo de Macedo

A construção de um novo templo da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo tem sido objeto de muita atenção. A obra multimilionária do bispo Edir Macedo criou uma monumental construção em um bairro tradicional paulista, sob suspeita de fraudes e irregularidades (veja aqui). O curioso é que …

A segunda vinda no Catecismo

[…] está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. […] A partir da Ascensão, o advento de Cristo na glória é iminente (Ap 22, 20), embora não nos “caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua …

O clamor da igreja

É difícil para qualquer pessoa esclarecida conviver com tanto formalismo e tão pouco conteúdo (pastor Miguel Uchôa). Tenho parentes em outras cidades e frequentemente presencio pregações que não alimentam o rebanho. Saímos a nos perguntar: Como uma igreja consegue sobreviver, domingo após domingo [ou sábado após sábado], com aquelas migalhas? …