Cristo, somente Cristo

pic-of-jesus-13

Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo (Filipenses 3:7-8).

Eu quero conhecer a Cristo. Mas o “Eu quero conhecer a Cristo” é uma gaveta da nossa vida que ocupa cinco minutos por dia, e olhe lá. Não está o “Eu quero conhecer a Cristo” entranhado no nosso dia a dia, nas nossas relações e nos nossos debates públicos. Nós achamos que “Eu quero conhecer a Cristo” tem a ver com hora silenciosa, momento devocional, leitura bíblica diária, período de oração, culto na igreja. Mas vamos imaginar que isso aqui [o cristianismo] é todo um conjunto de afirmações que tem que fazer sentido o tempo todo, todo dia, em todo lugar, em todas as nossas relações. Eu quero o progresso de Cristo, eu quero as atitudes de Cristo, eu busco os interesses de Cristo. E, enquanto eu faço isso, eu vou conhecendo a Cristo. […]

Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. NEle estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Colossenses 2:2-3).

Cristo não é apenas o nosso Mestre a respeito de questões eternas e espirituais. Cristo é o nosso Mestre de vida. Ele entende de economia, Ele entende de psicologia. […] Entende de pedagogia. Cristo entende de política. Quer discutir neoimperialismo com Cristo, Ele discute. Aquilo que diz respeito à realidade que afeta o humano, na contingência da vida. […] Quem diz: “O viver, para mim, é Cristo” (Filipenses 1:21), quer conhecer a Cristo, quer desenvolver o máximo possível do que Paulo fala aos coríntios, a “mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16).

Ed René Kivitz, mestre em Ciências da Religião, é pastor da Igreja Batista de Água Branca, São Paulo. Possui um blog e desenvolveu a série Talmidim, formada por vídeos curtos com reflexões bíblicas. 

O texto acima foi retirado da mensagem “Cristo, somente Cristo”, que pode ser assistida neste site. Os trechos citados estão nestas posições: 26min05s–27min32s e 32min03s–33min35s.

Back to Top