Caju

A partir de hoje, vou postar sobre projetos inovadores desenvolvidos por jovens adventistas no Brasil. São grupos que buscam revitalizar a espiritualidade da igreja e cumprir a missão cristã na sociedade pós-moderna. Espero que sejam uma inspiração para você!

CAJU

O primeiro projeto que vamos conhecer é a Comunidade Adventista de Jovens Universitários (Caju). Ela começou em maio de 2010, no bairro do Butantã, em São Paulo, e é apoiada pela Associação Paulistana da IASD. Hoje, está presente em outros lugares.

Missão

O Caju existe para quebrar preconceitos sobre religião, criando um ambiente agradável em que as pessoas do meio universitário possam conversar sobre Deus e com Deus, fazer amigos, praticar o voluntariado e crescer juntos.

Descrição

Nosso sonho é ser uma comunidade autêntica em seus laços de amizade, no relacionamento com Deus e no amor ao servir.

Como?

Valorizando:

  • A dependência do homem em relação a Deus.
  • A individualidade das pessoas e a relação de interdependência entre elas.
  • O estudo honesto, curioso e profundo da Bíblia.
  • A coerência entre o que se fala e o que se faz.
  • A criatividade nas formas de expressão.
  • O uso sustentável dos recursos naturais.
  • Um estilo de vida equilibrado.
  • A busca pela excelência.

164256_514069505321588_2054891016_n

Público-alvo

Nosso próximo é o amigo de cursinho, da faculdade, do trabalho. Entretanto, à medida que atingimos jovens de fora da igreja, também envolvemos jovens da igreja, muitos deles desmotivados ou desmobilizados.

  • Jovens da igreja – procuram explicações lógicas para fundamentar sua fé, querem ser aceitos nos grupos sociais em que participam (muitas vezes em oposição a um testemunho fiel) e querem o Evangelho mais aplicado a questões específicas de sua realidade (sua rotina, suas tentações, seus dramas). São muitos os que querem trabalhar para Deus, mas nem sempre encontram espaço (especialmente em igrejas grandes) ou infraestrutura (apoio de grupos de trabalho organizados, mobilização, material voltado para o público etc.).
  • Jovens de fora da igreja – querem se relacionar com pessoas capazes de se comunicar com eles, querem fazer a diferença no mundo (seja pelos negócios, pela política, por serviços sociais ou por atuação profissional), são curiosos, dão credibilidade a métodos científicos, valorizam as relações sociais e não querem ser doutrinados numa relação vertical. Além disso, a maioria vê incoerência entre o discurso e a prática dos cristãos em geral, especialmente no que se refere à intolerância e ao moralismo.

10775_503329719728900_909073302_n

Características do Caju

  • Igreja-comunidade – desejamos permanecer num tamanho tal que as características de grupo permaneçam. Queremos que os visitantes se sintam notados e que todos os membros encontrem espaço para participar nas atividades do Caju. Para tanto, assim que atingirmos 60 membros, daremos início a procedimentos para criação de outra unidade do projeto, e assim sucessivamente.
  • Informalidade – nossa liturgia é simples e há forte estímulo à participação e ao debate. Tomamos cuidado, entretanto, para que o excesso de informalidade não leve à irreverência. “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem” (1 Coríntios 14:40).
  • Linguagem e decoração adaptadas – tanto na comunicação falada como na organização do espaço, desejamos proporcionar ao público-alvo um ambiente aconchegante, confortável e familiar. “Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns” (1 Coríntios 9:23).

Esta é a estrutura do Caju:

CAJU projeto

Mais informações:

Facebook: /cajunoface

Twitter: @projetocaju

Apresentação em Prezi.

Texto completo do planejamento: Caju – projeto.

Back to Top