Estamos confusos sobre a salvação?

ladder into the skyj0433152

No dia 27 de fevereiro, o programa Está Escrito (TV Novo Tempo) lançou na internet esta enquete:

Na sua opinião, a salvação acontece:

  • pela fé somente;
  • pela graça somente;
  • pelas obras somente;
  • pela junção de fé, graça e obras.

No total, 1.048 pessoas responderam, e este foi o resultado:

  • pela fé somente – 6%;
  • pela graça somente – 34%;
  • pelas obras somente – 0,5%;
  • pela junção de fé, graça e obras – 59%.

De acordo com a Bíblia, a alternativa correta é a segunda: pela graça somente.25-salvacao_pela_graca

A salvação acontece pela graça somente, e não pelas obras (obediência à lei). E recebemos essa salvação mediante a fé. Confira alguns textos bíblicos:

Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei (Rm 3:28).

E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça (Rm 11:6).

Sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado (Gl 2:16).

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela Lei, Cristo morreu inutilmente! (Gl 2:21).

Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês realiza essas coisas pela prática da Lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? Considerem o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça” (Gl 3:5-6).

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8-9).

Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nEle, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé (Fp 3:8-9).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As obras (obediência) são muito importantes na vida cristã, mas são a consequência da salvação. O seguinte texto apresenta claramente o lugar da graça, da fé e das obras.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos (Ef 2:8-9).

Note que não fomos salvos “por” obras, mas “para” boas obras.

A enquete realizada pela TV Novo Tempo mostra que muitos ainda estão confusos a respeito da salvação. As seguintes declarações inspiradas ainda são verdadeiras, mais de cem anos depois de terem sido escritas:

Não compreendemos o assunto da salvação. Ele é tão simples como o ABC. Mas não o compreendemos (Ellen White, Fé e obras, p. 56).

Precisamos de muito mais conhecimento; precisamos ser esclarecidos acerca do plano da salvação. Não existe um dentre cem [na igreja] que compreenda por si mesmo a verdade bíblica sobre esse assunto, tão necessário ao nosso bem-estar presente e eterno. […] Quando a doutrina da justificação pela fé foi apresentada na reunião de Roma [Nova York], ela foi para muitos como água ao viajante cansado (Ellen White, Mensagens escolhidas, v. 1, p. 360).

Veja também: Compreendemos o Evangelho?

0 Comments

  1. As pessoas não conseguem compreender que fazer boas obras é nossa obrigação, fomos criados para isso. Não soma em nada no valor da nossa salvação, pois simplesmente não faz parte da equação.

  2. Pingback: O que é reavivamento e reforma? – parte 2 « Missão Pós-Moderna

Back to Top