Espiritualidade bíblica e formação espiritual

Publicado em 25/04/2016 por Matheus Cardoso como Espiritualidade, Igreja
Tags:

(Declaração da Universidade Andrews)

O ensino de “formação espiritual” em universidades e faculdades adventistas se tornou um assunto muito debatido nos últimos anos. Recentemente, o Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia e a Universidade Andrews têm estado sob vigilância por oferecer aulas de formação espiritual aos seus alunos.

Com a disseminação da espiritualidade oriental e da Nova Era em livros populares, meios de comunicação e sites, cristãos de todas as denominações têm se tornado conscientes dos perigos dessas “novas” abordagens à comunhão com o divino. Os adventistas do sétimo dia estão naturalmente preocupados com essa nova tendência, porque a autêntica espiritualidade cristã tem sido um dos nossos valores fundamentais desde nosso início como denominação, há 160 anos. Durante sua vida, Ellen White falou frequentemente sobre a necessidade de leitura e meditação na Palavra de Deus, oração e jejum. Ela advertiu que devemos “[cultivar] o amor pela espiritualidade e verdadeira piedade” (Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 315). Ela também declarou: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121). Por mais de um século temos defendido e promovido através de conferências e publicações os temas do estudo pessoal da Bíblia, oração, vida devocional, guarda do sábado, jejum, desenvolvimento da fé e muitas outras abordagens ao crescimento espiritual e à santificação. E, hoje, nossa Igreja está novamente enfatizando reavivamento e reforma, espiritualidade e discipulado. A vida genuína e autêntica que vivemos impactará o mundo para Cristo.

Em 2005, a assembleia da Associação Geral votou acrescentar uma nova crença fundamental intitulada “Crescimento em Cristo”. Essa crença fundamental destaca a necessidade do crescimento espiritual. A última parte dessa declaração diz: “Nesta nova liberdade em Jesus, somos chamados a crescer na semelhança de Seu caráter, comungando com Ele diariamente em oração, alimentando-nos de Sua Palavra, meditando nela e na Sua providência, cantando Seus louvores, nos reunindo nos cultos e participando da missão da igreja. Ao entregar-nos para o amoroso serviço em prol dos que estão em torno de nós e ao testemunharmos de Sua salvação, Sua constante presença conosco através do Espírito transforma cada momento e cada tarefa em uma experiência espiritual.”

Dado o mundo em que vivemos, o Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia crê que possui a responsabilidade de ensinar seus alunos e pastores acerca da espiritualidade cristã. Nossas aulas enunciam claros princípios bíblicos, teológicos e adventistas. Selecionamos cuidadosamente bons livros acadêmicos sobre esse assunto, e a escolha dos livros que adotamos para nossas aulas não significa que aceitamos tudo o que é dito por esses autores. No entanto, cremos que um dos objetivos da formação acadêmica é desenvolver a habilidade de discernimento, e desejamos ensinar nossos alunos a serem pensadores profundos e não meros refletores do pensamento de outras pessoas. Pela graça de Deus, queremos ser fiéis à nossa missão à medida que equipamos nossos estudantes para se tornarem bons mentores e ministros de nossa fé e herança e à medida que eles ajudam os membros da igreja a aprofundarem sua jornada com Deus.

Alguns acusam o Seminário de ensinar tipos contemplativos e emergentes de espiritualidade, pelo fato de que essa disciplina da faculdade é denominada “Formação Espiritual”. Mas não ensinamos tais abordagens ao desenvolvimento espiritual. Nos círculos acadêmicos, a expressão “formação espiritual” é sinônimo de crescimento espiritual em direção à maturidade piedosa, ou o processo de discipulado e santificação cristã. É injusto e falso afirmar que formação espiritual é algo maligno por estar associada com os escritos dos Pais da Igreja, algumas vertentes atuais do pensamentos católico romano e algumas práticas devocionais de outras religiões. O propósito da formação espiritual é ensinar aos alunos o que as Escrituras dizem sobre ter uma vida de genuíno compromisso com Deus, estar aberto às convicções do Espírito Santo e ser regenerado em Cristo. Formação espiritual é um termo acadêmico usado para descrever disciplinas ou assuntos que lidam com o desenvolvimento espiritual e o fortalecimento da fé. Ao utilizarmos esse termo, estamos dizendo que oferecemos aulas baseadas na Bíblia que focalizam a vida espiritual de nossos alunos. E não deveríamos fazer mais, e não menos, quanto a esse tipo de desenvolvimento da fé? No entanto, com o objetivo de evitar mal-entendidos adicionais, decidimos mudar o nome dessa disciplina, que passou a se chamar “Espiritualidade Bíblica”. Esperamos que isso ajude a aliviar a preocupação de algumas pessoas sinceras.

Por favor, una-se a nós em oração pelo crescimento espiritual dos alunos de nossas instituições adventistas.

Denis Fortin, Ph.D.
Reitor do Seminário Teológico Adventista
Universidade Andrews
(2006-2013)

Fonte: “Teaching Biblical Spirituality”

Uma “declaração oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre espiritualidade bíblica” foi publicada como “A statement on biblical spirituality”, Ministry, agosto de 2012, p. 12-16 (disponível aqui).